Planejamento Tributário

Planejamento Tributário é essencial para todos os empreendedores

Muitos empresários buscam a lucratividade, bem como a redução de impostos. Muitas micro e pequenas empresas estão pagando impostos desnecessários. Isso acontece porque não conhecem a legislação e não têm uma assessoria qualificada nesta área.

Ao iniciar seu negócio, muitas vezes o empreendedor não leva em consideração os impostos que terá que pagar. Também pode acontecer de, por falta de conhecimento, inscrever sua empresa em um regime tributário errado. A classificação da atividade ou atividades realizadas em conjunto também podem acabar gerando prejuízo no pagamento de impostos.

A boa notícia é que o empreendedor não está nessa sozinho. Para não correr esses riscos, ele pode contar com uma empresa de contabilidade para realizar um planejamento tributário estratégico. O foco desse serviço é a redução legal de impostos.

A redução tributária pode garantir a lucratividade de sua empresa. Nesse texto, você tem mais informações a respeito dos impostos que as empresas precisam pagar. Também confere os regimes tributários brasileiros. Confira!

Quais são os impostos que uma empresa deve pagar?

Para que uma empresa possa funcionar no Brasil, é necessário que o empreendedor arque com alguns tributos. Há diversos tributos federais, estaduais e municipais, mas nem todas as empresas são obrigadas a pagarem todos. Assim, surge a dúvida: quanto uma empresa paga de impostos no Brasil? O tamanho da empresa e o regime tributário, que falaremos mais abaixo, influenciam nesse valor. Porém, há pelo menos sete impostos comuns a todas as empresas. Vamos falar sobre alguns deles.

Impostos Federais

• Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) – O cálculo desse tributo é feito com base na renda bruta da empresa. O valor não está relacionado ao tamanho ou ao regime tributário da empresa. O IPRJ pode ser declarado uma vez por ano ou trimestralmente; • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) – Cobrado sobre produtos industrializados, tanto nacionais quanto estrangeiros. Os produtores, importadores e vendedores de produtos devem pagar esse tributo; • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) – Esta contribuição tributária é destinada aos colaboradores das empresas ou funcionários de órgãos governamentais. O dinheiro recolhido é destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). É dele que saem os recursos para benefícios como seguro-desemprego e abono salarial; • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS) – Por meio desse tributo, as empresas contribuem com esferas básicas da seguridade social brasileira. O valor arrecadado é investido em saúde pública e em outros programas de assistência social.

Impostos Estaduais

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) – Cobrado quando um produto ou serviço circula entre cidades, ou estados. Também quando a circulação acontece de pessoa jurídica a pessoa física. Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação também devem arcar com esse tributo.

Impostos Municipais

Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS) – Destinado aos prestadores de serviço, tanto empresas quanto autônomos. Seu valor é determinado pelas prefeituras e varia entre as atividades e os tipos de empresas. Confira nosso vídeo sobre esse imposto.

Contribuições Previdenciárias

• INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – Esse tributo garante benefícios como a aposentadoria aos cidadãos brasileiros. Ele é calculado com base na receita bruta e na folha de pagamentos. É necessário que o empreendedor conheça todos os tributos com os quais precisará arcar. A partir de então, poderá incluí-los no planejamento financeiro de sua operação. Conte com especialistas que o auxiliarão a realizar um planejamento detalhado.

Como o planejamento Tributário reduz impostos?

Você sabia que sua empresa pode estar pagando mais impostos do que deveria? Há diversos fatores que influenciam no valor dos impostos que sua empresa irá pagar. Questões societárias e os diferentes regimes tributários podem influenciar para que as empresas paguem mais ou menos impostos. O planejamento tributário prevê todos esses fatores. Se ficar com alguma dúvida sobre as questões tributárias, fale com um de nossos especialistas. Ficaremos muito felizes em auxiliá-lo com essas questões.

Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá!
Como Posso te Ajudar?